Deus habita em seu coração. Frei Josué no 21º Canta Jardim

“Quando vierem as tribulações, lembre-se que Deus habita em seu coração”  Frei Josué

A liturgia da palavra nos ensina uma grande verdade a partir da  continuação do evangelho do domingo passado quando Pedro confessa “Tu é o Cristo, Filho do Deus vivo.” E Jesus diz: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja. Tudo o que ligares na Terra, será ligado no céu e tudo o que desligares na Terra, será desligado no céu.” Nem a Virgem Maria recebeu tamanho poder.

         Hoje, na segunda parte do evangelho, Jesus revela o sofrimento do Calvário que haveria de passar. São Pedro nem escutou a palavra ressurreição. O medo faz parte da nossa vida, até para não sermos afoitos, e São Pedro, como nós, era fraco. Tudo é fácil quando temos controle sobre as coisas que acontecem, amamos Jesus, queremos segui-lo. Mas, quando não temos mais o domínio de alguma situação não sabemos como vamos reagir. Não sabemos o que vamos passar, por isso devemos sempre dizer ‘eu creio, mas aumenta a minha fé’.

         Quando Pedro ouviu falar de sofrimento logo interviu. Então Jesus disse: ‘Afasta-te de mim, satanás! (…) porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!’ Mesmo recebendo um poder tão grande e iluminado pelo Espírito Santo é preciso ter cuidado porque somos pecadores e o inimigo pode nos usar. É preciso orar e vigiar! Temos um tesouro muito grande dentro de nós: o Espírito Santo de Deus. Quando vier as tribulações, lembre-se que Deus habita em seu coração. Mesmo quando você não sente e não vê. ‘Ele mora em mim! É como o ar que você não vê, mas está em todo lugar.’  Temos esse tesouro, no entanto somos um vaso de barro e voltaremos ao pó. Mesmo rezando é preciso ter cuidado.

         Deus nos conquista e sabe que vamos passar por dificuldades. Porém essas dificuldades nos ajudam a amadurecer e a crescer. Quem tem fé é quem já foi provado. São Pedro não tinha ainda sido provado. É como diz Jeremias ‘Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir.’  Aconteça o que acontecer, Jesus vai lhe dar tanta força, diga sempre: ‘Jesus, eu confio em Vós. Tu sabes tudo, sabes que eu te amo. Apesar de toda minha fraqueza e até da minha covardia, tu sabes tudo, sabes que eu te amo!’

Deixe uma resposta