São José, exemplo de caridade. 8º dia da novena de São José com Frei Josué

Consideremos o profundo amor que São José dedicou a Jesus Cristo e a Virgem Maria, e dedica a cada um de nós, como nosso pai e protetor. Esse é o grande exemplo que São José nos dá no 8º dia de sua novena.

Não construímos a caridade; ela nos invade com a graça de Deus: porque Ele nos amou primeiro.

Nós não possuímos um coração para amar a Deus, e outro para querer as criaturas: este nosso pobre coração, de carne, quer com um carinho humano que, unido ao Amor de Cristo, faz-se também sobrenatural.

O glorioso São José, o grande patriarca do Novo Testamento, consagrou todo o seu amor a Jesus Cristo, a Virgem Maria e a cada um de nós. Normalmente, a longa familiaridade com as pessoas faz, muitas vezes, esfriar o amor. Pois, quanto mais convivemos, mais conhecemos os defeitos uns dos outros. No entanto, com São José não foi assim. Quanto mais o Justo convivia com o divino Redentor e com a Santíssima Virgem, mais conhecia-lhes a santidade. Sendo assim, podemos concluir que extraordinariamente grande era o seu amor para com Jesus e Maria, aqueles que o Senhor lhe concedeu ter como companhia por longos anos.

Deixe uma resposta