Carisma

Eis o nosso carisma! 

 Ser discípulo de Cristo, íntimo do Pai, para refletir no mundo o esplendor da glória de Deus.

Você gostaria de ter intimidade com Deus a ponto de escutar a Sua voz, revelar os segredos mais profundos do seu coração e reclinar sua cabeça cansada no peito d’Ele? O carisma Mel de Deus deseja ser a reposta para esses anseios.

O carisma propõe um discipulado do Cristo que é íntimo do Pai, para aprender a viver neste mundo, buscando sempre estar aos pés do divino Mestre que revela tudo que ouviu do seu Pai, porque somos discípulos amigos. A vocação Mel de Deus deseja manifestar a este mundo marcado pela superficialidade, pelas relações familiares por vezes distantes e frias, o rosto de Cristo que, em todas as situações, orava ao seu Abbá. Seja na alegria, na tristeza, na missão, nas frustações e decepções, Ele abria o seu coração de filho ao Pai, sentia prazer em estar com Ele e seu principal alimento era fazer a sua vontade.  Jesus é o modelo, é o rosto do filho amado que restitui os laços de um relacionamento com Deus, marcado pelo amor e pela intimidade perdida no Jardim do Éden com o pecado original. 

Jesus nos deu o exemplo de que é possível viver sim, em profunda união com Deus Pai. “Eu e o Pai somos um” (Jo.10:30). As palavras e ações de Jesus estavam alinhadas às do Pai, eram reais expressões do agir de Deus por meio d’Ele. O desejo de estar na presença do Pai estava acima de tudo (Jo.14:12). Nada na vida de Jesus era mais importante do que estar em comunhão com o seu Abba ( Papaizinho).

A identidade desse carisma é expressa pela vontade ser discípulo, de estar aos pés do Mestre, escutar a sua voz e segui-lo aonde Ele for. Seguir Jesus, principalmente na intimidade que Ele tinha com o Pai. Ser íntimo do Pai, como Jesus.

A vocação também implica ter ardor missionário. Tudo o que ouvir de Jesus, ao pé do ouvido, na intimidade, deve ser transmitido nos telhados para manifestar o esplendor da glória de Deus, em todo tempo e lugar.

Fundamento Bíblico e palavra fundante do carisma Mel de Deus

A fundamentação bíblica do carisma é a Transfiguração do Senhor, no Evangelho de São Lucas, capítulo 9, dos versículos 28 a 36. O texto exprime a intimidade de Jesus com Deus: “Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura” (Lc 9, 29). É no Tabor, na intimidade, que transfiguramos todas as realidades humanas em glória de Deus. Tudo se transforma na oração. O Pai revela seu amor ao Filho, manifesta toda sua glória celestial e dá a ordem máxima aos seus discípulos “Escutai-o”.  Somos chamados a refletir essa glória divina a partir de um momento íntimo de oração e de escuta que acontecem ao estar na Montanha Santa.

Nossa digital

O que há de inegociável e irrevogável no carisma Mel de Deus?

A ESCUTA! Escutar a Deus para realizar todas as coisas, eis o nosso propium. Tudo nasce, tudo vem à tona a partir da escuta, de estar aos pés do Mestre como Maria. Para se ter intimidade, é fundamental ESCUTAR o Pai. 

Sinal de Consagração

 

O sinal é a síntese e expressão visível do carisma no mundo. A medalha da comunidade é dourada para lembrar todo o esplendor da glória divina, que brilha para nós como o sol. O formato oval simboliza que esse chamado não tem fim; tem início aqui, mas será intimidade plena na eternidade. O tau é símbolo da eleição, da marca divina em seus filhos amados. No centro do tau tem a Eucaristia e o M com a cruz, que representa a Virgem Maria. Da Eucaristia e da Virgem Maria saem os raios da glória de Deus, a misericórdia, representando o tripé da espiritualidade Mel de Deus: Eucarística, Mariana e Carismática. O cordão marrom é para lembrar que o tesouro do carisma é vivenciado por homens e mulheres frágeis, que vieram do pó e retornarão ao pó. 

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS