Somos imagem e semelhança de Deus
Levar, dispor e enxergar nosso relacionamento com Deus, pode ser também dito como encontrar em si,no outro e no próprio Deus, os reflexos, as transformações e um novo modo de ser que essarelação nos confere e que nos leva a serverdadeiramente íntimos.
Comecemos pelo verbo “levar”, que já indica em seu significado um movimento de conduzir, dar acesso ao Ser de Deus em cada um de nós. Por isso que desde o início, ao nos criar, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gênesis 1, 26).
Deus, desde a sua criação, atribui aos seres criados,sinais da sua perfeição e bondade, dotando cada um com a mesma dignidade. E, simultaneamente, o mesmo homem recebe na sua própria humanidade, como dom, uma especial «imagem e semelhança» de Deus.
Enxergar dentro de si essa semelhança, a sua misericórdia, faz com que qualifiquemos essa relação com nosso Criador. Reconhecer interiormente a sua bondade que nos perdoa, apesar de sermos fracos e miseráveis, deve gerar em nósamor e gratidão, pois Deus apesar de nossas faltas, quer ser presença viva, salvadora e santificadora em cada um de nós.
Permanecer com o Senhor no dia a dia
Jesus é um amigo invisível aos olhos, mas visível em plenitude, em nosso coração. Quem com Ele decide passar seu dia, encontra deleite, repouso e paz em suas atividades, e entende que Dele, vem a força para vencer todos os desafios.
Ser semelhante ao Pai, é manifestar a sua glória, é externalizar aquilo que internamente Ele gera em nós pela vida de oração íntima. Tal relacionamento transfigura as realidades da vida velha, dando à nova vida, sentido de eternidade, que retorna em um dia cheio de amor, disposição, docilidade, frutos dessa experiência de vivência concreta e amorosa do nosso batismo de forma radical.
A palavra se verbaliza em ações
Amados, recebemos durante nossos dias muitos sinais da presença de Deus, muitos deles ao ouvir a sua Palavra, porém, mais importante que ouvir a Palavra, é se encontrar com “A Palavra”, que é Jesus. Mais importante que decorar mentalmente textos, é fazer com que a Palavra seja acolhida em nosso coração e nos leve a ser instrumentos verbalizados dessa ação de amor. Relacionar levaprimeiro a cuidar de nós, do outro e cultivar com Deus um estado de graça e escuta.
Inicie o seu o dia sempre rezando, entregando e amando a presença do Pai que já vive em ti. Que nesse doce escutar de Deus, a Palavra que pode ser lida, revelada, proclamada, seja gravada em nossos corações e nos leve em sua semelhança, a conjugar o verbo “relacionar”, com o “amar”, que faz que permaneçamos no amor, na intimidade e na verdadeira amizade daquele que nos ama tanto. Façamos sempre memória das maravilhas de Deus que habitam em nós!
Por Diego Castro
Seminarista Diocesano, Membro da Comunidade de Vida