O padre italiano Giuseppe Berardelli, de 72 anos, morreu em Bergamo, no norte da Itália, nesta terça-feira (24), depois de recusar ser colocado em um respirador que seus paroquianos haviam comprado para ele. Segundo um consultor do Vaticano a jornais locais, o padre tinha um respirador, que foi comprado por paroquianos, mas deu a um paciente mais jovem, que ele não conhecia.
O padre morreu em um hospital da região dias depois de ser diagnosticado com a Covid-19. Don Berardelli era natural de Casigno, na região da Lombardia, a mais atingida pela doença na Itália.
“Don Giuseppe morreu como padre. E estou profundamente comovido com o fato de que ele ajudou alguém mais novo”, disse um trabalhador de saúde da casa de repouso de San Giuseppe.
O Papa Francisco liderou uma oração pelos médicos e padres que morreram por causa da doença. O papa os agradeceu “pelo seu exemplo heroico ao servir aqueles que estão doentes”.
Pelo menos 30 padres faleceram na Itália devido à pandemia de covid-19. Dezesseis deles pertenciam à diocese de Bergamo.
Itália é o país mais atingido pela pandemia –são mais de 6.000 mortos até esta terça—feira (24).
Rezemos por todas as vítimas e clamemos a misericórdia de Deus para que cesse essa pandemia.