Frei Josué Pereira de Sousa nasceu em 06 de dezembro de 1967, dia de São Nicolau, no interior da Paraíba, no sítio Lagoa dos Carneiros, município de Lagoa. O 13º filho de Livaldina Pereira de Souza e seu Isaac Pereira de Souza.
Sua mãe narra emocionada que no dia 22 de dezembro do mesmo ano, uns frades vieram em missão, por ocasião Frei Josué foi batizado, pelas mãos do Frei Bruno, na igreja de São José. Frei Bruno colocou as mãos sobre a cabeça do bebê Frei Josué e profetizou que ele seria um grande servo de Deus. Sua mãe o consagrou a São José e o ofereceu a Deus, no dia do seu batismo para ser um sacerdote da igreja de Deus, fato que revelou somente no dia da ordenação.
O Frei sempre viveu em comunidade, sua família de sangue foi sua primeira escola para aprender a generosidade e a partilha, duas grandes virtudes que vieram de casa. D. Li e Seu Isaac nossos guerreiros e cheios de fé tiveram a coragem de povoar esse mundo com 16 filhos.
A família do Frei sempre foi católica praticante e o iniciou nesse ardor e na fé, contudo suas escolhas em direção à vontade de Deus começaram muito cedo. Participou de grupo de jovens, logo conheceu a Renovação Carismática e começou a participar do grupo de oração na Igreja das Mercês. O frei ajudou a fundar o grupo de oração no Bairro do Geisel, do qual posteriormente se tornou a comunidade Doce mãe de Deus, comunidade que fez e faz parte do seu coração, nessa comunidade pregou muitos retiros, cenáculos, celebrou muitas missas e foi um grande incentivador da comunidade.
Conheceu em João Pessoa, sua madrinha de oração e grande amiga Ozanite, ela pertencia ao grupo de oração e divulgava a revista Cavaleiro da Imaculada, que tinha sua sede no Jardim da Imaculada, Cidade Ocidental – Go, foi através da revista que o frei conheceu a vocação franciscana conventual e se encantou desejando ser frade franciscano.
O Jovem chegou a casa da mãe Imaculada aos 21 anos, no ano de 1988, foi recebido pelo Dom Agostinho, na época guardião do Jardim da Imaculada e formador dos postulantes. Fez seus votos solenes, como religioso no dia 11 de fevereiro de 1991, professando obediência pobreza e castidade.
Frei Josué foi ordenado no 07 de dezembro de 1996, com o tema sacerdotal:
“Eu te constitui profeta para as nações”. Incansável sacerdote do Altíssimo trabalhou do Goiás a Bahia, Missionário por excelência percorrendo mais de 50 países, com o desejo ardente de conversão dos filhos de Deus.
O Frei e a MEL de Deus começaram essa história com as Missas mensais no centro comunitário em prol da construção da Catedral Diocesana de Luziânia. As missas foram um belo pretexto divino para trazer esse homem de Deus para sonhar os sonhos de Deus com esse povo. Badia fundadora da comunidade MEL de Deus convidou- o para o retiro anual das então escolas de evangelização Santo André (EESA). O Frei aceitou o convite e nesse retiro profetizou “vocês são uma comunidade e já estão atrasados 20 anos”, a partir de então foi selada uma aliança entre o Frei Josué e a comunidade Mel de Deus. Ele se tornou diretor espiritual, co fundador da comunidade Mel de Deus. É ainda a providência do Espirito Santo para ressuscitar a profecia da fundação de uma comunidade em Luziânia Goiás. Unção profética e força para impulsionar a fundação da comunidade.