Buscai as coisas do alto
Nós escutamos uma grande verdade no Salmo 32: “Transborda em toda a terra a bondade do Senhor”. Transbordar significa ter grande abundância de algo.
Se olharmos com os olhos humanos, ao assistirmos, por exemplo, um jornal, o que podemos identificar que está transbordando na terra? Violência, mortes, tragédias, maldades.
O sofrimento parece ter o poder de chamar a atenção, e o bem, não é muito noticiado por não dar muita audiência. Podemos comparar isso a uma toalha toda branca. Se essa toalha tiver um pontinho sujo, acabamos esquecendo toda a toalha branca.
Estamos tão acostumados com essa cultura de morte e de violência, que os meios de comunicação acabam usando esses temas para prender a nossa atenção. Mas nós somos de Cristo, e se começarmos a olhar com os olhos da fé, perceberemos que, o que transborda, é a misericórdia de Deus.
Nós devemos buscar as coisas do alto! Uma pessoa acaba encontrando o que se propõe a buscar. Se uma pessoa que gosta de arte, entrar nesse oratório da Divina Misericórdia, a primeira coisa que vai chamar a atenção dela são os quadros e as imagens. Mas se é uma pessoa de Deus, de oração, a primeira coisa que ela busca, é a presença de Jesus na Eucaristia. Temos que procurar o bem, e ir atrás das pegadas de Deus.
Ter esperança
Temos que nos encher do que nos dá esperança. Jó disse: Vou procurar lembrar-me de coisas que me trazem esperança (Lam 3, 21).
Em certos momentos, temos que trazer à nossa mente coisas que nos façam ter esperança. Em vez de ficar procurando o porquê de tudo, temos que nos lembrar da promessa de Deus: Tudo posso naquele que me fortalece (Filp 4, 13). Tenha a certeza que Deus está contigo.
No livro de Tobias, Sara estava humilhada, a ponto de pedir a Deus que a levasse, mas ela fez uma oração tão bonita, dizendo: “Não está nas mãos do homem penetrar os vossos desígnios” (Tob 3, 7-25).
Temos que transbordar com Deus, a sua bondade e a sua esperança. Diante desse mundo que transborda violência e maldade, precisamos nos firmar em Deus.
Convertei-vos
Na Primeira Leitura (At 2,36-41), lemos que Pedro se levanta cheio do Espírito Santo, transbordando o amor de Deus, e fala com destemor: “Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
As pessoas ficaram aflitas, reconheceram suas culpas, seus erros e começam a perguntar a Pedro o que deviam fazer. Ele disse: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados”.
Quem precisa de conversão todo dia? Todos nós. Saia do meio dessa cultura de morte. Você precisa procurar a Deus acima de tudo, buscando uma vida de oração, uma vida de dedicação ao seu trabalho, à sua família e aos seus compromissos. Esta é a nossa alegria, saber que estamos caminhando com Ele. Mesmo diante de tantas dificuldades, nós vamos vencer.
Como salvar a alma da morte
Talvez em algum momento da nossa vida, pela nossa fraqueza e debilidade, tenhamos levado alguém para longe de Deus, e também negado e traído Jesus muitas vezes. Mas hoje, cheios do Espírito Santo, cheio dessa força da ressurreição de Jesus, nós podemos levar muitas pessoas para Deus.
Você quer ganhar a salvação? Quer que seus pecados sejam perdoados? A Bíblia diz: “Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados” (Tiago 5, 19-20).
Trazer a família para a Igreja
Nunca diga que não vai conseguir trazer a sua família para a Igreja. Em vez disso, diga: Eu vou trazer toda a minha família para Jesus, no poder do Espírito Santo de Deus.
O Espírito Santo de Deus vai te dar a sabedoria e a força para evangelizar, e para você ser uma testemunha. Você vai trazer muitos para a fé católica, porque você quer a salvação deles, e quer que Jesus perdoe os seus pecados. Assim como Pedro, muitas vezes você negou a Jesus, e perdeu muito tempo na vida, mas agora, você descobriu essa misericórdia tão infinita de Jesus.
Exemplo de conversão
O grande exemplo do terceiro dia da oitava de Páscoa, está no Evangelho de São João a respeito de Maria Madalena.
Maria Madalena é uma alma convertida. Porém, antes era uma mulher completamente dominada por satanás.
Humanamente, poderíamos julgá-la a ponto de dizer que ela não teria mais jeito, e iria para o inferno. Mas quanto maior for o pecado, maior será a misericórdia.
“Onde abundou o pecado, superabundou a graça.” (Romanos 5, 20)
A graça e a misericórdia superabundaram. Jesus muitas vezes converte grandes pecadores, assim como Ele converteu Dimas na última hora. Às vezes na última hora, em que estará somente a pessoa e Jesus, pode ser a hora da conversão.
Por isso, se você rezar muito e lutar pela conversão de alguém, e essa pessoa falecer, você pode não saber o que acontece antes daquela pessoa morrer, mas pelo fruto da sua oração, nada será em vão. Deus e Nossa Senhora vão atuar naquela hora.
Aquela é a hora mais decisiva. Nunca perca a esperança e a confiança na Misericórdia de Deus. Os maiores pecadores, são os que mais tem direito a sua Misericórdia, porque Jesus sofreu mais por eles.
Se tem alguém na sua casa muito afastado de Deus, não desanime. Se encha da força dessa misericórdia que transformou a vida de Pedro e a vida de Madalena.
Fidelidade
Quando Madalena estava para ser morta a pedradas, Jesus a salvou. Ela não podia fazer o mesmo por Jesus e salvá-lo daquela morte, mas ela podia estar ali com Ele, rezando e sofrendo, e ficou com Ele foi até o final.
Maria Madalena foi a primeira a testemunhar a ressurreição de Jesus. Ela se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Nada a consolava. Ela queria pelo menos encontrar o corpo de Jesus.
Jesus vê o seu esforço
Às vezes você não sente nada, às vezes está tudo escuro, mas quando você vai à Missa e recebe o corpo Dele, tudo muda. Como é triste o dia que você não pode comungar! Era como se Madalena, não pudesse receber o Senhor.
Quando Maria Madalena tirou a atenção do túmulo, ela pensou que o jardineiro falava com ela. E Jesus pergunta a ela: Por que choras? Quem procuras? E ela de repente, de uma forma ainda mais comovente que falara antes, suplica: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.
Se você é uma alma que ama Jesus, Ele está vendo o seu esforço. Ele está vendo o que você tem que passar por estar em cada Missa junto Dele. Tenha a certeza que Ele está vendo e vai lhe recompensar.
Maria Madalena é chamada de apóstola dos apóstolos. Ela foi aquela escolhida por Jesus. Apóstolo significa, escolhido e enviado. Foi enviada pelo próprio Jesus para anunciar aos apóstolos.
A ressurreição é o grande presente de Jesus, não só para os apóstolos e para Madalena, mas para todos nós. Com a sua ressurreição, Jesus nos abriu o céu, e passamos a ter uma casa e um Pai. Temos pra onde ir depois da nossa morte.
Os discípulos eram a verdadeira família de Maria Madalena, e quando ela falou da ressurreição, eles não acreditaram nela, assim como as pessoas da sua casa, seus familiares e seus amigos. Mas não importa. É só uma questão de tempo. O próprio Jesus vai aparecer.
Ele quis conquistar Pedro, Madalena, e através deles, todas as pessoas e os próprios apóstolos, e assim transbordar a ressurreição de Jesus, para podermos dizer: “Transborda em toda a terra a bondade do Senhor”.
Frei Josué – 23/04/2019 (Semana da Misericórdia)