É diante da imagem dela que será encerrada no dia 31 a “maratona de orações” deste mês de Maria pelo fim da pandemia de covid-19

A devoção do Papa Francisco a Nossa Senhora Desatadora dos Nós vem de muitos anos atrás. 

Aliás, foi ele um dos maiores incentivadores dessa devoção na Argentina quando era bispo de Buenos Aires: em 8 de dezembro de 1996, festa da Imaculada Conceição, uma cópia da imagem original alemã, pintada por Ana Betta de Berti, foi entregue à paróquia portenha de San José del Talar, que, desde então, tem recebido milhares de peregrinos que veneram Maria representada nessa imagem e rezam a Deus mediante a sua intercessão.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A invocação mariana de Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Knotenlöserin), de fato, nasceu de uma pintura alemã de Johann Georg Melchior Schmidtner, que a elaborou no século XVIII. A imagem original permanece até hoje na igreja de Sankt Peter Am Perlach, em Augsburg.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Public Domain

Nesta imagem, Nossa Senhora está ladeada por dois anjos: um deles lhe entrega uma fita com nós e o outro recebe a fita desamarrada das mãos de Maria. Trata-se de uma representação do auxílio eficaz de Nossa Senhora para resolvermos as dificuldades da nossa vida.

Após ser eleito Papa, Francisco continua sendo um dos principais promotores da devoção a Nossa Senhora Desatadora de Nós, que ele próprio declara como uma das suas invocações marianas preferidas.

Encerramento da maratona de orações deste mês de Maria

E será diante da sua imagem, nos Jardins do Vaticano, que o Papa vai encerrar neste dia 31 de maio a “maratona de orações” deste mês mariano pelo fim da pandemia de covid-19. Desde o dia 1º de maio, 30 santuários marianos do mundo inteiro sediaram uma singela cerimônia de oração do rosário, sendo um santuário diferente a cada dia, com transmissão ao vivo pelos canais do Vaticano nas redes sociais. 

No Brasil, o santuário participante foi o da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, no dia 6; em Portugal, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima recebeu o mundo inteiro virtualmente na oração do terço do dia 13, a própria data litúrgica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

5 “nós” a serem apresentados a Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Para o dia 31, ao encerrar a maratona de rosários deste mês, o Papa citou cinco “nós” que ele propõe como intenções de oração a confiarmos a Maria:

  1. O nó das “relações feridas, solidão e indiferença, que se aprofundaram nesta época”.
  2. O nó do “desemprego, com especial atenção para o desemprego juvenil, o desemprego feminino, o de pais e mães, de quem procura trabalho e de quem procura proteger os seus trabalhadores”.
  3. O nó da “violência, particularmente aquela que se origina na família, no seio do lar” e nas “tensões sociais geradas pela incerteza da crise”.
  4. O nó da grande necessidade de “progresso humano, para que a investigação científica compartilhe as descobertas de modo que sejam acessíveis a todos, especialmente aos mais fracos e aos mais pobres”.
  5. O nó “pastoral, para que as igrejas locais, paróquias, oratórios, centros pastorais e centros de evangelização possam recuperar o entusiasmo e dar um novo impulso ao longo da vida pastoral e para que os jovens possam se casar e construir uma família e um futuro”.

O belo encontro de oração marcado para o dia 31

Participará da celebração do dia 31 de maio o bispo de Augsburg, dom Bertram Johannes Meier, que, após uma procissão solene, entregará ao Papa uma cópia do ícone de Maria Desatadora dos Nós, a ser recebida com honras pela Guarda Suíça e pela Gendarmaria vaticana.

A procissão solene será formada por fiéis, com especial destaque para crianças que fizeram recentemente a Primeira Comunhão, jovens que acabam de receber a Crisma, jovens membros da Ação Católica, um grupo de escoteiros, religiosos, esposos recém-casados e famílias com mães gestantes.

Fonte: ACI DIGITAL

Diversos santuários marianos estarão conectados ao vivo com a transmissão principal dos Jardins Vaticanos, que contará com tradução simultânea para a linguagem italiana de sinais.

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS