Todos os cristãos são chamados a conhecer profundamente e viver de forma concreta o real significado da Semana Santa!

É chegado o tempo mais importante do calendário da Igreja Católica: a Semana Santa. É o período mais importante do ano litúrgico por contemplar de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Todos os cristãos são chamados a conhecer profundamente e viver de forma concreta o real significado deste tempo. De que forma você vive a Semana Santa? Qual o sentido das celebrações litúrgicas e como devemos mergulhar nesse período que pede oração, penitência e conversão para uma vida nova?

De acordo com a Igreja, a Semana Santa é o grande momento litúrgico do ano, é quando se celebra o mistério central da fé, que é a Ressurreição de Jesus. Por isso, é um tempo especial com celebrações profundas. É um grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo de Páscoa e a orientação é viver todo o período em comunidade, como os apóstolos viveram.

Nos primeiros dias da Semana Santa, na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, são realizadas procissões, vias-sacras, celebrações, penitências e outras, procurando destacar o sentido da Semana Santa.

O Tríduo Pascal

Já na quinta-feira começa o Tríduo Pascal, ponto alto da Semana Santa, que começa com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e termina com a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério da Páscoa.

Na Quinta-feira Santa: Celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual junto à Cerimônia do Lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão, assim como seu Senhor, deve ser humilde e servidor.

Na Sexta-feira Santa: A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da Palavra Divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia, não há missa, mas acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus.

O Sábado de Aleluia é dia de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério a morte do Senhor e na expectativa de sua Ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, enfim, nenhuma celebração de sacramentos. Mas a noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a Ressurreição de Cristo, a vitória sobre o pecado e a morte. A Igreja vive e celebra a Ressurreição do Senhor.

Domingo de Páscoa: O Tempo Pascal compreende cinquenta dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo. A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida.

Que nesse período tão importante da nossa fé vivamos cada momento com o coração aberto ao Espírito Santo, a fim de que Ele atualize em nós a alegria da salvação pelos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo, a consciência de que a Cruz nos leva ao triunfo da salvação, do recomeço, da vida nova, de uma vida que só tem sentido com Jesus.

Adaptado da Shalom. Texto de 2018, por Verônica Melo

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS