A Via Sacra de Nosso Senhor serve-nos como modelo, de como devemos nos entregar à Vontade do Pai, sempre obedientes e fiéis até o último momento, sem a Paixão e a Cruz, não há Ressurreição! Meditemos juntos!
1º estação – Jesus é condenado à morte
Jesus parece estar no começo do seu fim, mas na verdade é o contrário! Ele está no começo da sua glória.
Essa estação foi a última chance de Pilatos, que lavou suas mãos na frente do povo. Foi a última chance para os soldados, para os chefes da lei, mas todos não a aproveitaram!
Talvez essa seja a última Semana Santa da sua vida. Também pode ser a sua última chance de viver esse momento! Não deixemos essa chance passar.

2º estação – Jesus toma Sua Cruz nos ombos e dá início à Via Dolorosa
Não existe seguimento de Jesus sem a Cruz.
O primeiro passo é renunciar a si mesmo, tomar a sua Cruz e seguir.
Hoje qual é a sua Cruz principal? Não jogue fora a sua Cruz! Uma Cruz carregada com amor é muito melhor que uma Cruz arrastada! Aceite a Vontade de Deus na sua vida, a sua Cruz é para a sua salvação!

3º estação – Jesus cai pela primeira vez
Vamos consolar nesse dia os Corações de Jesus e de Nossa Senhora! Beije a Cruz, tome a decisão por Deus!
A Cruz que deves levar é divina. Não queiras levar nenhuma humana. Se alguma vez cairdes nesse laço, retifica imediatamente: basta-te pensar que Ele sofreu infinitamente mais por amor de nós.

4º estação – Jesus encontra com Sua Mãe, a Virgem Santíssima
Com imenso amor, a Virgem Maria olha para Jesus, e Jesus olha para sua Mãe; os olhos de ambos se encontram, e cada coração derrama no outro a sua própria dor. A alma de Nossa Senhora fica submersa em amargura, na amargura de Jesus Cristo.
Levados pela mão de Nossa Senhora, queremos também nós consolar Jesus, aceitando sempre e em tudo a Vontade de seu Pai, do nosso Pai. Só assim experimentaremos a doçura da Cruz de Cristo, e a abraçaremos com a força do Amor, levando-a em triunfo por todos os caminhos da terra.

5º estação – Jesus é ajudado por Simão de Cirene
No conjunto da Paixão, é bem pouco o que representa esta ajuda. Mas a Jesus basta um sorriso, uma palavra, um gesto, um pouco de amor para derramar copiosamente a sua graça sobre a alma do amigo. Anos mais tarde, os filhos de Simão, já cristãos, serão conhecidos e estimados entre os seus irmãos na fé. Tudo começou por um encontro inesperado com a Cruz.
Homens, peçam a Deus a graça de nunca deixarem de cuidar da sua família. Simão de Cirene, no primeiro momento, nem queria ajudar a Jesus, mas depois ele viu que era ele quem precisava desse momento com Jesus. Era ele quem estava sendo ajudado por Jesus.

6º estação – Verônica enxuga o rosto ensaguentado de Jesus
Verônica, segundo a tradição, era a mulher que Jesus tinha curado do grande fluxo de sangue. Agora, ela que vinha enxugar o sangue do rosto de Jesus. Peçamos a Jesus, nessa estação, que ele nos cure de toda doença física! Que caia uma gota do Seu Sangue Precioso em nosso ser, para que seja curada toda ferida no corpo ou na alma, toda depressao, ansiedade, toda doença crônica, câncer. Pelas Tuas Chagas, Senhor, somos curados!
7º estação – Jesus cai pela segunda vez
Vamos pedir perdão por todos os nossos pecados, todas as nossas quedas, por todas as vezes que fomos fracos e caímos! Peçamos a Deus a graça de sermos abelha, que destila o mel, e não mais mosca, que só traz coisas ruins.

8º estação – Jesus consola as piedosas mulheres de Jerusalém
Nessa estação Jesus cura e consola as mulheres de Jerusalém, mas também as mulheres de hoje. Ele cura mulheres feridas na sexualidade, que se sentem tão sozinhas, que sofrem com depressão, que passaram por um aborto, e hoje sofrem tanto. Mulheres que se sentem sobrecarregaras, que são mães e pais, mulheres que se sentem inferiores, todas elas, Jesus consola hoje. Quais são as suas dores e sofriementos? Deposite-os aos pés de Jesus!

9º estação – Jesus cai pela terceira vez
Precisamos decidir por uma vida nova. Nessa última queda de Jesus, peçamos a Deus a graça de vencer aquele pecado que mais nos faz cair! Que nós consigamos nos decidir verdadeiramente, nos arrepender desse pecado e nos levantar com Jesus.
“Meu Deus! Que eu odeie o pecado e me una a Ti, abraçando-me à Santa Cruz para cumprir por minha vez a tua Vontade amabilíssima…, nu de todo afeto terreno, sem outras miras que a tua glória…, generosamente, sem reservar nada para mim, oferecendo-me contigo em perfeito holocausto.”

10º estação – Jesus é despojado de Suas vestes
É o espólio, o despojamento, é a pobreza mais absoluta. Nada restou ao Senhor, a não ser um madeiro. Para chegar a Deus, Cristo é o caminho. Mas Cristo está na Cruz; e, para subir à Cruz, é preciso ter o coração livre, desprendido das coisas da terra.
“Senhor! Por tua Paixão e por tua Cruz, dá-me forças para viver a mortificação dos sentidos e arrancar tudo o que me afaste de Ti.”

11º estação – Jesus é cruelmente pregado à Cruz
Foi o Amor que levou Jesus ao Calvário. E já na Cruz, todos os seus gestos e todas as suas palavras são de amor, de amor sereno e forte. E nós, despedaçada de dor a alma, dizemos sinceramente a Jesus: “Sou teu, e entrego-me a Ti, e prego-me na Cruz de bom grado, sendo nas encruzilhadas do mundo uma alma que se entregou a Ti, à tua glória, à Redenção, à corredenção da humanidade inteira.”

12º estação – Jesus morre na Cruz
Uma Cruz. Um corpo cravado com pregos ao madeiro. O lado aberto… Com Jesus ficam somente sua Mãe, umas mulheres e um adolescente. Os Apóstolos, onde é que estão? E os que foram curados de suas doenças: os coxos, os cegos, os leprosos? E os que O aclamaram?… Ninguém responde! Cristo, rodeado de silêncio.
Você também podes sentir algum dia a solidão do Senhor na Cruz. Procura então o apoio dAquele que morreu e ressuscitou. Procura para ti abrigo nas chagas de suas mãos, de seus pés, do seu lado aberto. E se renovará a tua vontade de recomeçar, e reempreenderás o caminho com maior decisão e eficácia.

13º estação – Jesus é descido da Cruz e entregue nos braços de Sua Mãe dolorosa
Tomam ambos (José de Arimatéia e Nicodemos) o corpo de Jesus e o deixam nos braços de sua Santíssima Mãe. Renova-se a dor da Virgem Maria. A Virgem Santíssima é nossa Mãe, e não queremos nem podemos deixá-La só.
Recorre à Virgem Maria com terna devoção de filho, e Ela te alcançará essa lealdade e abnegação que desejas.

14º estação – Jesus é sepultado
Agora tudo passou. Concluiu-se a obra da nossa Redenção. Já somos filhos de Deus, porque Jesus morreu por nós e a sua morte nos resgatou.
Temos de converter em vida nossa a vida e a morte de Cristo. Morrer pela mortificação e pela penitência, para que Cristo viva em nós pelo Amor. E seguir então os passos de Cristo, com ânsias de corredimir todas as almas. Dar a vida pelos outros. Só assim se vive a vida de Jesus Cristo e nos fazemos uma só coisa com Ele.

Oração final a Jesus Crucificado
Eis-me aqui, ó meu bom e dulcíssimo Jesus! Humildemente prostrado de joelhos em vossa presença, peço e suplico-vos, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis gravar em meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, de verdadeiro arrependimento de meus pecados, e um firme propósito de emendar-me, enquanto vou considerando, com vivo afeto e dor, as vossas cinco chagas, tendo presentes as palavras que já o profeta Davi punha em vossa boca, ó bom Jesus: “Transpassaram minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos” (Sl 21, 17).