Para ser feliz, Deus mostra o caminho

Na leitura do Livro do Profeta Jeremias, o Senhor dá uma ordem para quem realmente deseja ser feliz nesta vida:

“Assim fala o Senhor: “Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes.” (Jeremias 7, 23)

Ou seja, para ser feliz só há uma maneira: ouvir a voz do Senhor. Não sejais como o povo no deserto que fechou os corações, não deu ouvidos e nem prestou atenção na voz de Deus. Ao contrário, o povo seguiu as suas más inclinações, e com isso, caminhou para trás, porque ouvia os tormentos do seu coração decaído, e não a voz de Deus.

“Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje.” (Jr 7, 24-25)

Nos tempos atuais vemos os desafios das famílias, pois elas não estão parando para ouvir a Deus, mas ao contrário, estão seguindo as suas más inclinações. Porém, Deus nos exorta a ouvir a sua voz. Se nós queremos dar passos para frente, temos que ouvir a voz de Deus.

Família e a modernidade

O mundo modernizou-se, criou os mais eficientes meios de comunicação, e quer propor uma nova família, sem os parâmetros da família originalmente criada por Deus. Vemos famílias vivendo segundo as decisões pessoais, em que cada um faz o que bem quer.

O que é uma família que vai à frente do seu tempo? É uma família que tem princípios e valores que são plantados na prática do Evangelho. É uma família que não se desestrutura.

Muitas vezes, as pessoas com um discurso de modernidade, em vez de seguir em frente, estão dando passos pra trás. Isso se explica porque o núcleo familiar, formado pelo pai, pela mãe e pelos filhos, não mudou e nunca mudará.

O mundo pode modernizar-se, o homem pode pisar na Lua, pode inventar os mais perfeitos meios de comunicação, mas não ousem tocar no núcleo familiar, porque ele é sagrado e eterno. Não ousem destruir os laços sagrados da família, e assim não comprometer o futuro da humanidade.

Os problemas das famílias modernas

A família moderna tem os seus problemas: pais distraídos demais, filhos criados sem limites, falta de diálogo, filhos que têm mais direitos do que deveres, filhos que possuem tudo sem nada fazer por merecer e filhos que trocam o dia pela noite na internet.

Hoje há muita estimulação visual, e pouca estimulação física. Por isso muitos levam um estilo de vida sedentário, o que leva as crianças a enfrentarem até mesmo o problema da obesidade. Não use a tecnologia como meio de cura para o tédio.

O que é uma família à frente do seu tempo? É uma família onde os pais são emocionalmente disponíveis para os filhos, colocam limites claramente definidos, levam os filhos a assumir responsabilidades, preocupam-se com a nutrição e o sono adequados para os seus filhos, buscam atividades de lazer ao ar livre e jogos criativos que estimulem a inteligência e a criatividade dos jovens.

A família pode ser moderna, mas sem perder a sua essência de princípios e valores plantados na prática do Evangelho.

Há tempo para salvarmos as famílias

Ainda há tempo para salvarmos as famílias. Nem tudo está perdido. É preciso haver uma conversão dentro do lar e uma mudança de atitude.

No meio das trevas, existem luzes. Quais são essas luzes? Definir limites para os filhos, oferecer-lhes um estilo de vida equilibrado, cheio de tudo que eles precisam, e não só o que eles querem. Deus não nos criou para fazer o que agente quer. Deus nos criou para fazer o que é preciso.

Pais, não tenham medo de dizer não aos seus filhos. Muitos enfrentam esse medo por viverem extremamente ocupados, e assim querem compensar a sua ausência dando tudo. Isso não é uma educação saudável. Saibam dizer não a tudo que é supérfluo.

A importância de se reunir em família

Foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos, que comprovou que os jovens que tinham a presença dos pais em pelo menos uma refeição diária, estavam menos propensos a se envolver com drogas, prostituição ou atos de violência. Enquanto outras famílias que não tinham o mesmo hábito, chegaram a manifestar esses problemas.

Temos um antídoto contra as drogas, prostituição e a violência: ao menos uma refeição por dia em família. É claro que não adianta ficar à mesa e, ao mesmo tempo, falar ao telefone, navegar na internet ou assistir televisão. É preciso se desligar dos aparelhos para que possam conversar durante a refeição.

A ideia é criar uma relação familiar, e deixar de lado as invenções modernas que dispersam a atenção. O ponto fundamental é: troca de experiências. A mesa da refeição é um lugar sagrado da família.

Os deveres dos filhos para o desenvolvimento físico, emocional e espiritual

Para que os seus filhos comecem a ter responsabilidades, envolva-os com tarefas de casa, como arrumar a cama, arrumar os brinquedos, colocar a mesa do almoço, cuidar dos animais, e assim, eles começarão a ter responsabilidades.

Implante uma rotina para a hora de dormir, e não quebre essa rotina. Não leve o celular para dentro do quarto na hora de dormir. Desligue os computadores. O sono também é sagrado, principalmente para as crianças em fase de estudos, porque é essencial o sono para a recuperação da mente.

Pais, não façam tarefas que os seus filhos possam fazer. Não tente superprotegê-los. Deixe que ele quebre a cabeça para aprender sozinho. O esforço dos filhos para fazerem as tarefas é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e espiritual deles.

Ensine os seus filhos a dizer: olá, bom dia. Ensine-os a agradecer, a reconhecer os erros deles, pedir desculpas, sorrir mais, abraçar mais. Beije os seus filhos, faça cócegas, dance, pule, brinque com eles, e assim você estará salvando a sua família de ter muitos problemas.

A depressão entre os adolescentes

Nos últimos cinco anos no Brasil, aumentou em 200% os casos de suicídios entre adolescentes de 10 a 14 anos.  Isso é alarmante. Isso é falta de berço, de colo, de família. É isso que se colhe querendo destruir a família: falta do amor de família, do colo familiar, de colocar limites e regras.

Aumentou em 37% os casos de depressão entre os adolescentes. Nos atendimentos de confissão, recebo muitos adolescentes com depressão fortíssima e pais desesperados por isso.

Ouçamos a voz de Deus e tenhamos postura de povo de Deus

Famílias, convertam-se e ouçam a voz de Deus. Não é a família do vizinho que precisa de conversão. É a minha e a sua. Nós queremos nos tornar famílias de Deus para a nossa felicidade e alegria. Não há alegria maior do que viver em família.

É preciso levar a palavra de Deus para os nossos planos. Nação brasileira, tomem postura de povo de Deus, e converta o seu coração. 

Padre Adonias – 28/03/2019 (10 anos da Comunidade Mel de Deus)

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS