Mulher de personalidade notável, expressiva e cheia de vida, Santa Teresa, ainda jovem, era extremamente bonita e possuía um irresistível prazer de viver. Apaixonada por Cristo, sabia encontrar Deus nas coisas simples do dia a dia, até mesmo entre as panelas, onde demonstrava suas habilidades culinárias e seu bom humor.
Era uma mulher de vontade forte, alegre e inesquecível. E Deus, com sua infinita sabedoria, usou exatamente suas características humanas, seu temperamento e sua vitalidade, como o terreno fértil onde nasceria uma grande santa.

Santa Teresa foi uma mulher profundamente humana, que desmistificou a mística ao unir espiritualidade e humanidade. Deixou-nos um imenso patrimônio espiritual, e muitos de seus ensinamentos continuam a iluminar o nosso caminho e a nos ajudar a viver melhor o Carisma Mel de Deus.

Amizade com Deus e com os irmãos

 “Quem ama faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho.”

Santa Teresa d’Ávila é um ícone da amizade com Deus, da intimidade e da vida de oração. Ela não apenas viveu essa experiência, mas também nos deixou um caminho para que todos pudessem entrar nessa profunda amizade com o Senhor.
O amor é visível, podemos ver quando alguém ama, porque essa pessoa se torna aberta, acolhedora e generosa. Quando alguém descobre que é capaz de amar, então é amigo de Deus.
A essência da vida de Teresa era a amizade com Deus e a vida comunitária. Como diz o nosso Estatuto: “À medida que cresce a intimidade com Deus, devemos crescer na intimidade com os irmãos.”

Coragem diante às incompreensões

Outro aspecto marcante é o caráter corajoso e desbravador de Santa Teresa d’Ávila. Mesmo diante de críticas e incompreensões, ela seguiu firme na missão de reformar o Carmelo e traçar um caminho de santidade, guiada pela voz do Amado.

Assim também, nossa fundadora, em meio a críticas e desafios, espalhou a espiritualidade da escuta, promoveu o batismo no Espírito Santo e preservou nossa diocese de grandes desvios, mantendo a fidelidade ao Evangelho.

Amor esponsal

Em Santa Teresa, o amor esponsal – a alma que se enamora de Deus e se entrega totalmente à Sua vontade – é um traço central.

O carisma da Mel de Deus também nos convida a viver essa espiritualidade esponsal: unir-nos profundamente a Cristo, em total entrega e docilidade ao desejo do Amado de nossa alma.

Todo membro da Mel de Deus é chamado a ter uma alma esposa.

Relações fraternas

Para Santa Teresa, a santificação acontece na comunidade e pela comunidade. A vida fraterna é essencial no caminho de santidade.

Nossa vocação à santidade passa pelas relações que cultivamos com os irmãos. Não basta ter uma vida espiritual intensa com Deus; é necessário que essa vida transborde em amor ao próximo, nos relacionamentos comunitários, familiares, profissionais e com todos aqueles que o Senhor coloca em nosso caminho.

Moradas do Castelo Interior

Em seu livro, Castelo Interior, Santa Teresa descreve a jornada de uma alma até seu encontro com Deus. Ela compara a alma a um castelo, e para se unir ao Senhor, ela deve percorrer pelas sete moradas, enfrentando desafios e provações.

A Comunidade Mel de Deus sintetizou o conteúdo do livro em um curso completo, que te ajudará a trilhar um caminho para a santidade; a ter um autoconhecimento à luz de Deus; a conhecer a vida de Santa Teresa e aprender a rezar com essa grande santa  e tudo isso de forma fácil, com muita oração, música e de forma prática!

O curso Moradas é uma oportunidade única de aprofundar sua vida espiritual e aprender a rezar com Santa Teresa d’Ávila, mestra da oração e da amizade com Deus. E tudo isso de forma fácil, com muita oração, música e de forma prática!

Não fique de fora! Dê esse passo e permita que o Espírito Santo conduza você às moradas mais profundas do coração de Deus.

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS