Considerado o Papa da Misericórdia e da esperança, o Santo Padre Papa Francisco (1936-2025) deixou um legado de feitos na espiritualidade da Igreja Católica durante seu pontificado, que iniciou-se em 13 de março de 2013 e terminou com sua Páscoa eterna em 21 de abril de 2025.
Descubra quais foram esses feitos a seguir!
Ano Santo da Misericórdia (2015–2016)
Proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convidando toda a Igreja a redescobrir o perdão de Deus como centro da fé cristã, promovendo confissões, obras de misericórdia e acolhimento.
2. Fortalecimento do Sacramento da Confissão
Tornou permanente a faculdade de todos os padres absolverem pecados graves como o aborto. Criou os “Missionários da Misericórdia” para levar perdão e esperança a lugares de sofrimento espiritual.
3. Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho
Lançou uma nova visão para a missão evangelizadora da Igreja, chamando todos a uma fé viva, alegre e comprometida com os mais necessitados. Um convite à renovação espiritual e pastoral.
4. Amor por São José
Difundiu a devoção a São José com profundidade e carinho, especialmente com o Ano de São José e a carta Patris Corde, apresentando-o como pai amoroso, trabalhador e silencioso, protetor das famílias e da Igreja.
Papa Francisco também propagou a devoção a São José dormindo, uma imagem que ele mesmo cultiva com ternura, depositando sob ela pedidos escritos em papel, confiando ao cuidado silencioso de José os problemas e intenções da Igreja.
5. Valorização da Eucaristia e da Adoração
Enfatiza constantemente o poder transformador da Eucaristia e convida os fiéis à adoração ao Santíssimo Sacramento como fonte de força e intimidade com Deus.
6. Espiritualidade da Escuta e do Encontro
Com o Sínodo da Sinodalidade, promove uma espiritualidade comunitária, onde escutar o outro é também escutar a voz do Espírito Santo na Igreja.
7. Vida Interior e Simplicidade Cristã
Incentiva a oração silenciosa, o recolhimento e a humildade como caminhos para o encontro verdadeiro com Deus. Propõe uma espiritualidade que foge da vaidade e se baseia na autenticidade.
8. Valorização da Devoção Mariana
Reforça a presença de Maria Santíssima como Mãe da Igreja e modelo de fé, incentivando o Rosário e as manifestações populares de piedade mariana como formas legítimas de encontro com Deus.
9. Dilexit Nos – O Amor do Coração de Jesus
Nesta encíclica sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus, Papa Francisco aprofunda a espiritualidade do Sagrado Coração como fonte de consolo, confiança e transformação interior.
Mostra que o amor redentor de Cristo não é ideia abstrata, mas uma realidade viva e pessoal que toca o coração humano e o convida a uma resposta de entrega e adoração.
10. Apoio à Renovação Carismática e Novas Comunidades
Reconhece a Renovação Carismática como “corrente de graça”, incentivando a unidade e o serviço através do organismo CHARIS. Valoriza as novas expressões de espiritualidade e evangelização nas Novas Comunidades.