São João Paulo II, batizado Karol Józef Wojtyła, nasceu em 18 de maio de 1920, na Polônia, e completou santamente sua missão, retornando à casa do Pai no dia 2 de abril de 2005.
Foi Papa por mais de 25 anos e marcou profundamente a história da Igreja e do mundo como alguém que soube refletir a glória de Deus em tudo o que fazia.
Durante sua vida, recebeu diversos títulos que expressam a potência espiritual que ele era: “Peregrino do mundo”, pelo seu carisma missionário; “Amigo de todos”, por sua fraternidade com pessoas de todas as condições; e “Gigante da oração”, pela sua profunda intimidade com Deus.
Seu amor e devoção à Virgem Maria o levaram a escolher como lema de pontificado as palavras “Totus Tuus Mariae” — “Todo teu, Maria”.
O ardor missionário, o espírito fraterno e a espiritualidade mariana de São João Paulo II o tornaram um verdadeiro amigo íntimo de Jesus e o conduziram à coroa da glória eterna. Essas mesmas virtudes são também os grandes desejos e fundamentos da Comunidade Mel de Deus.
Por isso, ele é reconhecido como baluarte da Comunidade, exemplo vivo de quem manifestou a Glória de Deus no mundo.
Missão: ide e evangelizai!
Segundo o Estatuto Canônico da Comunidade Mel de Deus,
“A Comunidade Mel de Deus é chamada a manifestar a Glória de Deus no mundo através da ação evangelizadora, respondendo ao mandato de Cristo: ‘Ide e evangelizai!’”.
Assim como São João Paulo II percorreu o mundo anunciando o Evangelho, todo membro da Comunidade é chamado a refletir a glória de Deus em sua vida missionária.
Desde o início de seu pontificado, o Papa polonês se dedicou incansavelmente à evangelização, convidando todos a abrir o coração a Cristo: “Não tenhais medo de abrir, escancarar as portas a Cristo!”
Mesmo em tempos de crise e secularização, manteve-se firme na fé, levando esperança e cobrando dos homens a vivência da graça e dos valores do Evangelho.
Amor que transforma
“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13,35)
Por onde passava, João Paulo II era reconhecido como verdadeiro discípulo de Cristo. Seu sorriso e acolhimento irradiavam amor e esperança.
Para a Comunidade Mel de Deus, a vida fraterna é reflexo da intimidade com o Pai. Inspirados em São João Paulo II, somos chamados a viver o amor fraterno com pureza e entrega, acolhendo cada irmão que o Senhor nos confia, mesmo nas diferenças e limitações.
Espiritualidade Mariana: Totus Tuus
Toda a história de São João Paulo II é marcada por uma confiança filial na Mãe de Deus.
Durante o tempo de seminário, ele conheceu o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, de São Luís Maria Grignion de Montfort, e ali descobriu o caminho mais seguro para a santidade: o caminho de Maria.
Consagrou-se totalmente à Virgem e viveu seu lema até o fim: Totus Tuus Mariae — “Todo teu, Maria”.
Em toda a sua vida testemunhou graças especiais vindas dessa consagração, como no atentado de 13 de maio de 1981, quando sobreviveu ao reconhecer a proteção de Nossa Senhora de Fátima, que, segundo ele, desviou a trajetória da bala com sua mão materna.
Encontro com Deus pela vida de oração
São João Paulo II foi um homem profundamente orante. Nas longas horas diante do Santíssimo, mergulhava na presença de Deus com intensidade e amor, testemunhando que a oração é o coração da vida cristã.
O Santo Rosário era sua oração predileta. Foi ele quem instituiu os Mistérios Luminosos, para que o povo de Deus pudesse contemplar também os momentos da vida pública de Jesus — o Batismo no Jordão, as Bodas de Caná, o anúncio do Reino, a Transfiguração – mistério intimamente ligado ao Carisma Mel de Deus – e a instituição da Santa Eucaristia.
Assim, deixou à Igreja um legado de fé, contemplação e intimidade com o Senhor.
Um baluarte para os tempos de hoje
Como baluarte da Comunidade Mel de Deus, São João Paulo II ensina e intercede por nós, para que sejamos sempre missionários e fraternos, fiéis à Virgem Maria e íntimos de Jesus Cristo.
Que o seu exemplo continue a inspirar cada membro da Comunidade a viver o lema que marcou sua vida e santidade:
“Totus Tuus Mariae” — Todo Teu, Maria. Todo Teu, Senhor, por Maria!