Santa Faustina e a origem da Festa da Misericórdia

A Festa da Divina Misericórdia surgiu por um desejo do coração de Jesus. Na década de 30, na Polônia, Jesus aparece a Santa Faustina. Mulher simples, chamada Helena, que após ser empregada doméstica, entrou para as Irmãs Oblatas, congregação fundada na França e que teve bom êxito na Polônia, nação católica que nos deu tantos santos.

Ao longo do tempo, ela se tornou uma mulher de muita oração e foi aumentando sua intimidade com Jesus, numa época de muita guerra, de muitos horrores, com o início também da ideologia de que a religião era o ópio do povo, numa época em que igrejas eram transformadas em restaurantes e estábulos. E nesse tempo onde abundou o pecado, Deus fez superabundar a sua misericórdia. Por isso é tempo de se voltar para a misericórdia – eis a espiritualidade desses tempos.

Nosso principal apostolado é viver o Evangelho

A misericórdia nos ensina a entender o plano de Deus para o mundo nesses tempos. Vida de sacrifício, oração e apostolado. O nosso principal apostolado é, como Santa Faustina, viver o Evangelho.

Jesus encontrou uma pessoa muito simples, semialfabetizada, mas que podia muito bem ser candidata à doutora da Igreja, porque a doutrina que ela escreveu jamais poderia ter sido formulada por si mesma. Santa Faustina ouviu de Jesus, aprendeu com o Espírito Santo, pois Deus se revela aos pequeninos. Ela não tinha condições de sair do convento para divulgar a misericórdia de Jesus, e hoje essa festa é celebrada no mundo inteiro.

É preciso sair do egoísmo, do nosso mundinho. Precisamos tomar consciência que fazemos parte desse processo, que somos apóstolos dos últimos dias, que estamos nessa batalha contra o ateísmo prático, que somos o povo que irá preparar a segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A importância da vida de oração

Temos visto tantos preocupados somente com o social, com os pobres e esquecendo-se de Jesus Cristo, de viver uma vida de oração como Ele, de lutar por uma vida de santidade.

Só consegue servir verdadeiramente aos pobres quem reza. Se a pessoa não fizer por amor a Jesus, não faz obra alguma de misericórdia que dê frutos. Sem uma vida de fidelidade a Deus, sem vida de oração, não tem jeito, Jesus foi muito claro ao dizer: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5). Por isso, voltemos ao essencial.

No Evangelho de São João (Jo 20, 19-31), a Igreja nos apresenta a pessoa de Tomé. Os apóstolos estavam reunidos e só estavam dez no local. Judas havia suicidado e Tomé tinha faltado à Santa Missa.

Missa de domingo é sagrado, não podemos perder essa graça. Você faltou a Missa como Tomé? Clame a misericórdia de Deus e recorra ao Sacramento da Misericórdia, que é a confissão.

Precisamos ser como os apóstolos que estavam reunidos em oração. Tem muitos “Tomés” neste mundo, dizendo que só vão acreditar na ressurreição, se tocarem nas chagas de Jesus. Jesus escutou o que Tomé falou e escuta os nossos questionamentos, nossas murmurações, nossos pensamentos. Ele não vem para nos acusar, mas para nos mostrar que está conosco.

Não precisamos ver para crer

O maior pecador foi o único entre eles que tocou na chaga de Jesus. Nosso Senhor paga a ingratidão com grande amor. Precisamos abrir o nosso coração, enxergar nossa pequenez, com humildade, para que a bem-aventurança aconteça em nossa vida: “Felizes os que creem sem terem visto” (Jo 20, 29). Não precisamos ver para crer, precisamos experimentar para crescer na intimidade com Deus.

Jesus leva a sério a sua fé. Mesmo que você esteja com o coração despedaçado diante das dificuldades, mesmo que você não sinta nada, reze, leve a sério e acredite o quanto você é bem-aventurado para Deus.

Tantos milagres que Jesus realizou e não foram narrados na Palavra de Deus. Precisamos ser como Santa Faustina foi: esse livro da misericórdia de Deus, da boa nova de Jesus. Tenha o Diário de Santa Faustina, leia, medite. Muitos podem ver e até desacreditar, mas quando abrimos essa preciosidade, nos deparamos com uma benção de Deus e muitas maravilhas acontecem em nossas vidas.

Frei Josué – 28/04/2019 (Festa da Misericórdia)

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS