A pré-história da Comunidade se iniciou em 1982, quando aquela que viria a ser nossa Mãe Fundadora, Valdice d’Abadia, recebeu uma cura e iniciou uma grande caminhada de evangelização. Participou da Legião de Maria, Renovação Carismática, Catequese, Crisma, Escola de Evangelização Santo André, principalmente através do curso João.
O curso João começou a ser dado em 1989 e foi se tornando o centro da nossa espiritualidade, que ia reger o nosso ser Mel de Deus, nos orientando pelos caminhos da intimidade com o Pai. Desde a primeira edição do curso João até 2008, foram formados muitos discípulos que amam Jesus.
Em 2001, no curso Moisés, Badia teve a visão de muitas pessoas se perdendo num grande abismo de fogo. Nessa mesma visão, Jesus convidava Badia a lutar consigo pela salvação daquelas pessoas. Ele mostrou uma montanha muito alta, que ela entendeu ser o Monte Tabor. Jesus subia ao topo com uma cordinha amarrada em sua cintura. Essa corda segurava Badia, que estava amarrada pela cintura. Dessa mesma corda, surgiam outras três cordas que partiam de Badia e seguravam outras três pessoas, evitando que elas caíssem no abismo de fogo. Dessas três pessoas, saíam mais três cordas de cada uma que também serviam de sustentação para outras três pessoas, e assim por diante, de três em três.
Badia foi subindo com Jesus intimamente, juntinho dele, bem perto dele. Todas as pessoas que vinham depois continuam subindo rumo ao topo sendo sustentadas pelas cordas que as prendiam pela cintura. A caminhada rumo ao topo era de profunda intimidade com o Pai.
Mesmo tendo essa visão, o tempo oportuno de Deus para a fundação da Comunidade ainda não havia chegado, mas o povo que caminhava com Badia há mais de duas décadas foi se fortalecendo esperando o cumprimento da profecia.
Esse tempo chegou nos anos de 2008 para 2009, com o Frei Josué. Ele trouxe toda a orientação e unção esperada para que a Graça da Fundação Mel de Deus acontecesse.
No dia 25 de março de 2009, ao meio-dia, no antigo Centro de Evangelização, no centro da cidade de Luziânia, foi celebrada a Missa de fundação da Comunidade Mel de Deus. Frei Josué celebrou a Santa Missa com o Padre Adonias e a participação dos primeiros membros da comunidade. Ali começava uma linda aventura do sim, a exemplo de Nossa Senhora, em fazer a Vontade de Deus, a Vontade do Pai na Terra.
E neste ano de 2024, completamos 15 anos desse momento histórico de fundação. Nesses 15 anos, pudemos testemunhar centenas de conversões milagrosas, pessoas que saíram das drogas, famílias que foram reconstruídas, famílias que foram constituídas, pessoas que saíram da prostituição, do álcool, das dívidas, pessoas que saíram de uma vida vazia e sem sentido, pessoas que transfiguradas poder de Deus.
Foram 15 anos de muitos encontros, Santas Missas, peregrinações, retiros, grupos de oração, partilha da vida e formação. Tudo para favorecer com que as pessoas se encontrassem com Deus.
Neste período, foi nos concedida a graça da adoração perpétua, 24 horas com Jesus sendo amado e adorado, enquanto intercedemos pela cidade, pelo Brasil, pelos doentes, pelas almas do purgatório, pelos sacerdotes, e por todos que nos pedem orações.
Além disso, tivemos muitas iniciativas para alegrar o coração de Jesus na nossa história. Dezenas de cercos de Jericó, projeto Mel Kids, grupo jovem, grupo da liturgia, obras sociais da Mel, e tantas outras iniciativas lindas para favorecer a Intimidade com o Pai.
Em 2014 inauguramos o Recanto Mel de Deus e em 2017, o Oratório da Divina Misericórdia, um local onde a oração é sempre acolhida e as pessoas fazem uma profunda experiência com a misericórdia, com os raios da glória de Deus, em todo o tempo. Deus nos presenteou com esse lugar, com essa terra prometida que mana leite e mel.
Abrimos oficialmente os 15 anos sob a intercessão de Dom Bosco, este santo que desde o princípio da Mel foi o primeiro dos santos patronos, porque ele profetizava que deste lugar teria uma terra que mana leite e mel, e que nos tempos difíceis, onde a Igreja seria bombardeada de todas as formas, um barquinho pequeno seria sustentado pelas colunas da Eucaristia e da Virgem Maria.
E à Mel de Deus, o Senhor presenteou com uma coluna a mais: o batismo no Espírito Santo, a luz de Deus.
Ser Mel para nós significa espalhar a doçura do amor de Deus, da intimidade com o Pai, ser íntimo de Jesus, discípulo dele, seguir os passos dele e ao mesmo tempo disseminar a glória, esplendor da glória pelo mundo, preparar um povo bem disposto para receber a segunda vinda de Jesus, preparar os caminhos do Senhor por meio na manifestação gloriosa da intimidade com Deus ao mundo, para que as pessoas sejam transfiguradas de amor e assim possam ser guerreiras, fazer parte desse grande exército, dessa grande família maior de Deus para interceder, lutar, pela força do joelho no chão, pela força da oração, pela força da adoração, para que as pessoas conheçam esse Deus, amem esse Deus, sejam discípulas íntimas desse Deus.
Então, esses 15 anos que passaram e quantos outros Deus quiser nos conceder, queremos ofertar de todo coração com a nossa vida, nos dispondo para toda boa e santa obra que, ao pé do ouvido, na intimidade, o Senhor nos falar para o bem e para a salvação das almas do mundo todo.