A Comunidade Mel de Deus manifesta seu pesar pelo falecimento do nosso querido e amado bispo emérito de Luziânia (GO), Dom Afonso Fioreze na manhã deste sábado, 06, em São Paulo /SP. Tinha 78 anos, era da Congregação Passionista e sofria com câncer.  

Trajetória:

Dom Afonso foi o segundo bispo de Luziânia /GO honrou seu lema “A Paixão de Cristo nos impulsiona” como bispo titular da Diocese de Luziânia nos 13 anos em que serviu a Diocese, desde seu antecessor Dom Frei Agostinho Stefan Januszewicz, OFM.e testemunhou com fidelidade o amor a Deus e à Igreja. Prestou vários serviços à Igreja. Sua vida foi um testemunho de dedicação ao serviço ao Reino de Deus e de amor ao Crucificado.

Nascido em 1942, dom Afonso ingressou na Congregação dos Passionistas e fez profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1962. Recebeu a ordenação sacerdotal em Rio Branco do Sul em 26 de junho de 1970. Para se tornar sacerdote cursou Filosofia na PUC-PR e Teologia – Instituto de Teologia de Curitiba.

Ministério sacerdotal:

Antes de seu episcopado, exerceu diversas funções:

  • Vigário paroquial e dirigente da Pastoral da Juventude na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Colombo (1970 a 1971);
  • Vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pinto Bandeira, Bento Gonçalves (RS);
  • Dirigente de Liturgia e da Pastoral da Juventude; formador do Seminário Nicolini e diretor da Escola Cenecista (1972-1977);
  • Vigário paroquial; dirigente da Pastoral dos Adolescentes, do Curso de Noivos, MFC e equipe de Finanças da paróquia São Paulo da Cruz, na cidade de Pinheiros-SP (1977-1993);
  • Na Congregação dos Passionistas foi superior da casa por seis anos; ecônomo provincial por nove anos; superior provincial por sete anos; Superior local da Congregação (Passionista) e vigário paroquial (1993-1997) em Porto das Caixas, Itaboraí (RJ), como pároco e reitor do Santuário de Jesus Crucificado.

Episcopado:

Aos 5 de novembro de 2003, com 33 anos de presbítero, é nomeado para o episcopado, do qual recebe a ordenação em 15 de fevereiro de 2004, na cidade de Curitiba, PR, sob o lema por ele escolhido: “Passio Christi Urget” (A Paixão de Cristo nos impulsiona).

No dia 6 de março de 2004 tomou posse como Bispo Coadjutor na Diocese de Luziânia-GO. Exerceu a função de Vigário Geral da Diocese de Luziânia e de Coordenador da Pastoral no nível diocesano.[1]

E em 15 de setembro de 2004, foi indicado pelo Papa João Paulo II como segundo bispo diocesano em substituição a dom Agostinho por este ter renunciado ao governo da Diocese de Luziânia.[2]

Em 12 de julho de 2017 o Papa Francisco aceitou a renuncia de Dom Afonso. A renuncia está em conformidade com o Código do Direito Canônico que prevê essa possibilidade por razões de idade avançada ou problemas de saúde. Em virtude disso o governo pastoral da Diocese de Luziânia passará a ser assumido pelo Excelentíssimo Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo coadjutor.

No dia 22 de julho de 2017, festa de Santa Maria Madalena, na Catedral Diocesana de Luziânia -GO, foi celebrada santa missa, em ação de graças pelo pastoreio de Dom Afonso Fioreze à frente da Diocese de Luziânia.

Falecimento:

Faleceu, entre os irmãos da congregação da Paixão do Senhor às 7h30 deste sábado, na comunidade do Calvário no bairro de Pinheiros São Paulo Capital.

Nota de Condolências da Comunidade Mel de Deus:

Ao Senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso amado Bispo emérito.

Deus seja louvado pelo chamado e envio de Dom Afonso a serviço da Igreja, de modo particular, na Diocese de Luziânia /GO e por todos ensinamentos e carinho com a Comunidade Mel de Deus.

Bendigamos ao Senhor por sua vida. Que seu legado continue a ressoar, aumentando seu alcance e inspirando a todos ao mesmo empenho no anúncio e vivência do Evangelho. Que os frutos colhidos ao longo de sua vida se tornem novas sementes a serem lançadas no solo fértil da existência humana.

Elevemos aos céus nossas orações de sufrágio em favor de sua alma: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS

Vocacional Mel de Deus - 2021
Chegou o tão esperado anúncio do nosso vocacional 2021!!! 🐝
A Cruz Sagrada seja a minha Luz
🍯🍯O valor é R$ 60,00 e pode ser feito através de transferência bancária, pix ou cartão
⏰O encontro acontecerá nos dias
14,15 e 16 de maio, ONLINE.
🍯🍯Como será? ⏰⏰ Sexta feira ás 19 hs as 21 hs ⏰ Sábado 9 hs da manhã as 18 hs , com intervalos pela manhã , almoço e tarde. ⏰Domingo até a hora do almoço. ☎☎ (61) 991399892 Vem ser Mel de Deus! 🍯🐝
Vocacional Mel de Deus - 2021
A Cruz Sagrada seja a minha Luz
🍯🍯O valor é R$ 60,00 e pode ser feito através de transferência bancária, pix ou cartão
14,15 e 16 de maio, ONLINE.
⏰O encontro acontecerá nos dias
🍯🍯Como será? ⏰⏰ Sexta feira ás 19 hs as 21 hs ⏰ Sábado 9 hs da manhã as 18 hs , com intervalos pela manhã , almoço e tarde. ⏰Domingo até a hora do almoço. ☎☎ (61) 991399892 Vem ser Mel de Deus! 🍯🐝