O que nos faz procurar a Deus é: Sede d’Ele, assim como Santa Terezinha tinha.
Você quer ver a Deus? Santa Terezinha nos ensina um caminho curto, reto e rápido para estarmos com Ele, a PEQUENA VIA.
Se além de salvo, você também quer ser santo, então deve seguir a via de Santa Terezinha, pois nela é trilhado um caminho para a santidade. E qual foi o segredo de Santa Terezinha para viver a pequena via? Amar a sua pobreza e sua pequenez. E é isso que temos dificuldades em sermos, não conseguimos ser pobres, queremos ter razão. Ou seja, as nossas vontades nos impedem de viver essa pobreza.
É nas dificuldades que Deus nos dá a oportunidade de exercemos a nossa pequenez. Mas para vivermos isso com profundidade precisamos ter FÉ, ESPERANÇA E SANTIDADE.
Como a graça irá entrar em sua vida se não estás em conformidade com Deus? Aceite sua pequenez.
As pessoas confundem que sentir prazer é sinônimo de felicidade. Tudo que gera prazer vicia. Cigarro, álcool, comida, pornografia são formas erradas de saciar as vontades imediatas. Esse prazer gera dopamina, hormônio do prazer. Quanto mais prazer, mais dopamina, mais bobo fica, o que traz como consequência pessoas sem sabedoria, inteligência. Assim Deus não entra, porque seu apoio não é n’Ele, mas sim nas vontades, nos prazeres e não estando aberto as vontades do céu.
Na Bíblia, Jesus ao falar com o Jovem Rico, pede para ele vender tudo e segui-lo, mas o que significa isso? É desapegar de TUDO, não apenas das coisas materiais, mas também as vontades, a soberba, a vaidade, e tantos outros pecados enraizados.
Estar livre na vontade de Deus é o que agrada a Ele. Acolher aquilo como é, NÃO reagir como queremos, mas como Jesus reagiu, assim somos pobres.
Santa Terezinha se santificou permitindo ser contrariada, humilhada. Ela abria mão de sua raiva para estar com Deus. Por isso ela é considerada doutora da igreja mesmo tendo vivido tão pouco tempo. Ela nos ensina a mudar as pessoas através do amor de Deus transbordado em nós. Para que haja esse transbordar, é necessário a prática diária do jejum, dessa forma aprendemos a autodominar nossos instintos. A vontade não pode te controlar, não pode ser escravo dela. É preciso que seja retirado a parte do corpo e emocional, para abrir espaço para o espiritual. Dessa forma Deus entra e eu penetro n’Ele, assim o amor transborda.
A pequena via é quando eu acolho a minha pequenez. Assim o mundo, as pessoas não me abalam. A fé é atraída pelo vazio. Quando eu me esvazio é que ela entra.
Dra. Liseane Colling Almada Selleti, psicóloga terapeuta