Na Palavra de Deus, escutamos no Livro de Oséias:

“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus.” (Os 14, 2)

É um convite e uma ordem para ouvirmos a Deus, e voltarmos da vida velha, para a vida no amor. Porque na vida velha, saímos do caminho que o Senhor tinha nos colocado e da ordem que ele tinha nos dado.

Amor e sofrimento caminham juntos

O caminho é o amor. O amor a Deus sobre todas as coisas, e o amor ao próximo como a nós mesmos. Esse é o caminho que Deus quer para nós.

Amar não é fácil, porque o amor e o sofrimento caminham juntos. Quando começamos a amar, começamos a sofrer. Mas quem quer ser feliz, tem que amar.

Amar é perdoar, mas perdoar não é fácil. Quem tem dificuldade de perdoar, é porque o seu amor ainda é pequeno, e precisa experimentar mais, o amor de Deus. Você precisa conhecer o quanto Deus lhe perdoou.

Só consegue perdoar de verdade, quem sentiu-se perdoado por Deus. Você pode ter dificuldade de perdoar porque as vezes é um pouco orgulhoso (a). Eu e você somos assim. Por mais que a gente não queira, nós temos muito amor próprio.

Gostar de quem gosta da gente é fácil

O nosso costume é gostar de quem gosta da gente. Somos muito pagãos ainda. Jesus diz:

Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.” (Mateus 5, 46-48)

Se você ama somente aqueles que vos ama, é porque você ainda vive como pagão. Você faz uma vida de troca e de interesses. Isso se explica porque você ainda não entendeu o que é o amor de Deus.

Mesmo com toda a nossa miséria, Deus sempre nos ama. Até o fato de amarmos a Deus e procurá-lo, é porque ele nos amou primeiro. O desejo de amá-lo e a fé que ele coloca dentro de nós, vem dele.

O livre arbítrio

Deus nos deu o livre arbítrio, que é a capacidade de escolher o bem ou o mal. Se eu escolho o mal, eu fico escravo. É escravidão. Se eu escolho o bem, eu sou uma pessoa livre.

Liberdade não é fazer o que eu quero, porque isso é libertinagem. Liberdade é o uso correto do meu livre arbítrio com responsabilidade, escolhendo sempre o que é bom, verdadeiro, e o que é a vontade de Deus.

Deus respeita o nosso livre arbítrio, e prefere correr o risco de nos perder eternamente, para não nos forçar. Deus ama quem o ama como um ato puro.

Por amor a Jesus, perdoe

Você que reza tanto na sua casa, e a sua família parece que fica pior, e ainda lhe criticam. É um esforço fora do comum para amar pessoas tão queridas, e em troca, receber ingratidão. Por amor a Jesus, perdoe. Porque a força do perdão por amor a Deus, comove o coração do próprio Deus. Lembre-se do que Jesus disse na Cruz:

 “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem.” (Lc 23,34)

Suas lágrimas são preciosas

As lutas e dificuldades que você tem passado, e as doenças que lhe atingem, são preciosas se você as oferecer a Jesus como um ato puro de amor.

Mas se você reclama, se você não aceita, e se você não oferece a Jesus como um ato puro de amor, você estará sofrendo em vão. Suas lágrimas são preciosas, e como diz o Padre Jorge Tadeu, você estará jogando fora as suas lágrimas.

Deus recolhe as nossas lágrimas e as nossas lutas. As lágrimas que você oferece a Jesus são recolhidas no odre do coração dele. Odre é um recipiente feito de pele de animal para transporte de líquidos como água, vinho, azeite ou outros.

O nosso odre mais precioso é o Sagrado Coração de Jesus. Tenha paciência, e saiba que tem lágrimas que só uma mãe consegue enxugar, e Nossa Senhora vem em nosso auxílio com as suas mãos imaculadas.

“Vós conheceis os caminhos do meu exílio, vós recolhestes minhas lágrimas em vosso odre; não está tudo escrito em vosso livro?” (Salmo 55, 9)

Tenha a certeza que as suas lágrimas não se perderam se elas foram por amor a Jesus. Tenha perseverança e paciência.

O caminho certo é o caminho do amor

Volte ao amor puro a Deus, pela oração perseverante, pela adoração, pela busca da Palavra e da vontade de Deus.

Ame a Deus acima de todas as coisas, com todas as suas forças, com todo o teu coração, com toda a tua inteligência, acima de tudo e de todos. Ame o teu próximo como a ti mesmo.

É impossível imaginarmos quantas vezes Jesus já nos perdoou e o quanto ele tem nos defendido. Deus tem muita paciência com cada um de nós, que nem nós mesmos teríamos tanta paciência conosco.

Ame por amor a Jesus, o seu irmão e até o seu inimigo. Tenha paciência. Faça tudo por amor.

O significado da cruz

A cruz tem duas partes: a vertical, que parte da terra e vai até o céu, representando os nossos pés no chão e a nossa cabeça no céu. Ou seja, significa a nossa comunhão com Deus.

E a parte horizontal representa os nossos braços abertos para servir, acolher, perdoar e ajudar o nosso próximo. Ou seja, significa a nossa comunhão com os irmãos.

Esse é o resumo de toda a lei de Deus.

Frei Josué – 29/03/2019 (10 anos da Comunidade Mel de Deus)

COMUNIDADE
MEL DE DEUS

VOCACIONAL

NOSSA HISTÓRIA

AGENDA

CONTATO

GALERIA DE FOTOS

VÍDEOS